Helena Guerra (São Paulo, Brasil, 1989) é roteirista, diretora e montadora. Formada em Cinema pela FAAP (2012), é produtora executiva da Irmãos Guerra Filmes e cofundadora do Projeto Marieta, um centro cultural que promove processos criativos colaborativos e oferece oportunidades para talentos sub-representados no audiovisual brasileiro. Desde 2019, coordena os Grupos de Desenvolvimento de Roteiros de Marieta, impactando mais de 2.000 participantes e fortalecendo a diversidade no setor.
Seu primeiro longa-metragem, O Monstro, foi contemplado pelo PROAC-SP em 2022, filmado em 2023 e atualmente está em pós-produção. O projeto recebeu dois Prêmios Coral de Pós-produção no 45º Festival de Cinema de Havana (Cuba), participou do WIP da 28ª Mostra de Tiradentes e do WIP do 40º Festival de Guadalajara (México), onde recebeu dois prêmios de finalização. Paralelamente, desenvolve seu segundo longa, Então Morrer é Assim, que aborda a morte sob a ótica da juventude, equilibrando realismo e fantasia, o projeto foi selecionado pra participar do programa Storyline no Cine Qua Non Lab, em maio de 2025.
Como diretora, realizou oito curtas-metragens e oito videoclipes premiados nacional e internacionalmente. Em 2021, dirigiu o curta infantil-juvenil Os Muitos Mundos de Piero Maria, vencedor do Prêmio Estímulo e exibido no Kinoforum, no Cambridge Film Festival, entre outras dezenas de festivais. Em 2019, participou da residência Sonido del Verano em Barcelona, sob orientação de Lucrecia Martel, onde realizou o curta Para Quando Formos Humanos.
Além de sua atuação no cinema, Helena trabalha como curadora e educadora. Foi professora de montagem na pós-graduação da FAAP (2022) e curadora de eventos como o Cineclube Marieta, o Cabíria Festival, o FAM e o SérieLab. Em 2024, integrou o júri do concurso de sinopses do SérieLab. Também colaborou com produções de video-artes para exposições internacionais no NAi (Roterdã), Centre Pompidou (Paris) e Instituto Tomie Ohtake (São Paulo).
<3
